segunda-feira, 2 de junho de 2014

Sistemas e Linguagens de Simulação

Introdução sobre os Sistemas de Simulação
            A simulação como muitas outras ferramentas computacionais, veio facilitar o modo como lidamos com problemas de processos geralmente complexo devido às muitas variáveis que os rodeiam, variáveis estas que se tornam mais complexas se tentarmos resolver tais problemas que requerem a simulação de modo “braçal”.
            São muitas as definições de simulação. De acordo com Schriber [1974], conforme pode ser visto no clássico Simulation Using GPSS, “simulação implica na modelagem de um processo ou sistema, de tal forma que o modelo imite as respostas do sistema real numa sucessão de eventos que ocorrem ao longo do tempo”.
                Citado por Paulo José de Freitas Filho no Capítulo 1 – Modelagem e Simulação de Sistemas, no qual reporta um conceito mais amplo de simulação: “Pegden [1991], apresenta uma definição mais completa, abrangendo todo o processo de simulação. Ele cita “simulação é o processo de projetar um modelo computacional de um sistema real e conduzir experimentos com este modelo com o propósito de entender seu comportamento e/ou avaliar estratégias para sua operação”. Como se observa, o autor entende a simulação como um processo mais amplo, compreendendo, não somente a construção do modelo, mas, também, todo o método experimental que se segue, buscando, sobremaneira:
1. Descrever o comportamento do sistema;
2. Construir teorias e hipóteses considerando as observações efetuadas e,
3. Usar o modelo para prever o comportamento futuro, isto é, os efeitos produzidos por alterações no sistema ou nos métodos empregados em sua operação”.
            Mais do nunca o processo de simular tem sido utilizado nas mais diversas áreas do conhecimento, com o intuito de prever, observar o que provavelmente poderá acontecer em processos futuros, consequentemente podendo analisar as melhores escolhas para não terem-se problemas.
           
Os Modelos de Simulação
            Os modelos de simulação podem ser classificados como sendo físicos ou matemáticos. Sendo que um modelo matemático utiliza notação simbólica e relações matemáticas para representar um sistema. Um modelo de simulação é um tipo particular de modelo matemático de um sistema. Modelos podem ser ainda classificados como instantâneos ou dinâmicos, determinísticos ou estocásticos e, discretos ou contínuos (existem também outras classificações que podem ser consideradas).
            O Prof. Dr Paulo E. Miyagi - Introdução à Simulação Discreta – descreve as Linguagens de Simulação e Simuladores da seguinte forma: “As linguagens de simulação e os pacotes de simulação discreta são ferramentas muito úteis para a simulação de sistemas discretos. Alguns pacotes também incluem recursos para modelar sistemas de variáveis contínuas ou com um mix de variáveis contínuas e discretas”.

Linguagens Específicas
            As linguagens de simulação em computador facilitam o desenvolvimento e execução de simulações de sistemas complexos do mundo real. Neste contexto existem as linguagens de programação de uso geral como o FORTRAN, Pascal, C, C++, …. As linguagens específicas de simulação como GPSS, SIMAN V, entre outras.
            Para este estudo será explicado apenas a Linguagem Especifica GPSS. Desta forma a Linguagem GPSS que significa em inglês General Purpose Simulation System  a qual traduzida em português vem a ser Sistema de Simulação de Propósito Geral. Senso a GPSS é uma linguagem de programação para o fim específico de simulação e com alto grau de estruturação e orientada para transações (um caso especial de orientação a processos). Foi projetada para facilitar a simulação de sistemas de filas.
            Para essa Linguagem especifica, verifica-se como principal exemplo de aplicação o Software Arena que é um pacote de simulação extensível e com recursos de animação. O modelo de simulação é construído selecionando módulos que contêm características do processo. Por exemplo, um módulo de inspeção pode modelar a tarefa de inspeção de um processo. Depois da escolha e especificação dos parâmetros dos módulos, o Arena executa uma animação do processo.

Aplicabilidade do Simulador Arena


Simulação do funcionamento de um pedágio.
Para o pedágio são disponíveis os seguintes dados:
·         Veículos chegam ao pedágio com média de 30 segundos, de acordo com a distribuição exponencial negativa, (EXPO(30)).
·         O atendimento também segue a distribuição exponencial negativa com média de 20 segundos, (EXPO(20)).
·         Replication lenght = 36000, ou seja, o modelo será interrompido depois de transcorridos 36000 unidades de tempo, a unidade de tempo é determinada em Time Units;
·         Hours Per Day = 24, ou seja, o modelo considerará cada dia com 24 horas;
·         Base time units = Seconds, neste campo determina-se qual será a unidade de tempo que serão apresentados os relatórios da simulação.

                 Exemplo simples que mostra de que modo podemos aplicar um simulador para tentar sanar ou observar problemas do cotidiano. Levando-se em consideração os relatórios que serão gerados ao final da simulação, para que se possa analisar os dados e poder tomar as decisões corretas.

DISPONIVEL EM < https://www.google.com.br/urlsa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=1&cad=rja&uact=8&ved=0CCUQFjAA&url=http%3A%2F%2Fraw.rutgers.edu%2FMiklosVasarhelyi%2FResume%2520Articles%2FUnpublished%2520Papers%2FSimulalacao%2520de%2520sistemasde%2520informacao.pdf&ei=jx2NU6rCqngsASjwIDQDA&usg=AFQjCNGqGiKHsAZiEHc5EgEGanYFk0tONQ&sig2=2l3HFHe675bUVe64SwQ67A > ACESSADO EM :  31/05/2014 às 16:41min.

DISPONIVEL EM <https://mailattachment.googleusercontent.com/attachment/u/0/ui=2&ik=bd4122c45d&view=att&th=1465e43d58e1a9be&attid=0.1&disp=safe&realattid=f_hvy7ojxd0&zw&saduie=AG9B_P8QbkeCmEEFtoutvENTCCgz&sadet=1401745616344&sads=0keQxjGJUlejK2pIhqva7BILWfg> ACESSADO EM :  31/05/2014 às 15:23min.

DISPONIVEL EM < https://mail-attachment.googleusercontent.com/attachment/u/0/ui=2&ik=bd4122c45d&view=att&th=1465e43d58e1a9be&attid=0.3&disp=safe&realattid=f_hvy7vk932&zw&saduie=AG9B_P8QbkeCmEEFtoutvENTCCgz&sadet=1401748107810&sads=xpYLO9AycMO_lM7p7pibTvRwZTI> ACESSADO EM :  31/05/2014 às 15:23min.

DISPONIVEL EM <https://www.google.com.br/urlsa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=1&cad=rja&uact=8&ved=0CCcQFjAA&url=http%3A%2F%2Fminerva.ufpel.edu.br%2F~alejandro.martins%2Fdis%2F2012_2%2Fsimulacao%2FApostila_Simulacao.pdf&ei=7x6NU7CVDdesQTaYGIBQ&usg=AFQ> ACESSADO EM :  30/05/2014 às 11:10min.